top of page

Narcisismo

Atualizado: 3 de jul.

Todo cuidado é pouco!

O narcisismo é um transtorno de personalidade caracterizado por uma supervalorização de si próprio, necessidade de reconhecimento e desvalorização dos demais.


O transtorno narcisista de personalidade normalmente tem início nas primeiras etapas da vida adulta, sendo mais comum em homens que em mulheres.

Indivíduos narcisistas apresentam hipersensibilidade a crítica e insultos (reais ou imaginados) e não conseguem lidar bem com derrotas, frustrações e rejeições, logo não têm maturidade emocional.


Dessa forma, quando contrariados, podem reagir com raiva, irritação e nervosismo.


Narcisismo é de uma condição mental em que as pessoas têm um senso inflado de sua própria importância, uma profunda necessidade de atenção e admiração excessivas, relacionamentos conturbados e falta de empatia pelos outros.


No narcisismo os fatores genéticos e ambientais podem contribuir para o desenvolvimento do transtorno de personalidade narcisista. Uma teoria sugere que os cuidadores podem ter agido com a criança de maneira que não a ajudou a desenvolver um senso do eu estável.


O narcisista tem um ego ferido e o sofrimento que causam é uma projeção do sofrimento interior e das feridas que evitam. Seu maior medo é ser considerado louco, ou seja, fraco, e é por isso que eles sentem prazer em fazer os outros se sentirem assim.


Narcisistas com certo grau de perversidade, são mestres absolutos do charme e manipulação. Eles têm a incrível capacidade de ser exatamente o reflexo daquilo que você deseja, quer e precisa. No início do relacionamento com um narcisista, todas as emoções normais de euforia que se sente quando se inicia um novo relacionamento estão lá


Quando um narcisista se apaixona, é realmente muito intenso e obsessivo. ... Os narcisistas estão constantemente tentando encher seu tanque de amor. Eles buscam qualquer coisa que possam tirar das pessoas, e é por isso que você frequentemente ouvirá o termo "vampiros emocionais" quando se referir aos narcisistas.


Quando um narcisista decide terminar sofre muito pouco com isso e não pensa nos sentimentos do outro. Muitas vezes pode terminar por mensagem ou apenas sumir. Se é você quem termina, magoará o grande ego deles. Pode ser que se vinguem ou atrapalhem sua relação com outra pessoa.


Narcisista detesta reciprocidade, a relação com eles é de mão única. Ele gosta do outro para ser o espelho dele mesmo. A presença do outro serve só para isso, é um eco dele próprio. ... Você descartá-lo enquanto ele estiver no processo de desmerecimento, também pode ser uma atitude para confundi-lo.


Alguns tipos de narcisismo se desdobram em perfis mais específicos:

  1. Narcisista emocionalmente dependente.

  2. Tirano narcisista.

  3. Elitista narcisista.

  4. Narcisista fantasioso.

  5. Narcisista somático.

  6. Antagonista narcisista.

  7. Trapaceiro narcisista.

  8. Mártir narcisista.

Importante que você saiba que este texto não serve para fazer diagnósticos de personalidade, isso é algo que demanda estudos especializados e várias entrevistas com Psicólogos e mesmo assim é algo muito delicado a ser definido.

Outra questão é que todos possuímos um grau de Narcisismo em um espectro que varia em comportamentos e podem se tornar extremamente egoístas e perversos.


ree

Mas tenha sempre em mente um parâmetro: " O quanto suas decisões estão sempre a favor de alguém , por receio de represarias ? e outro ponto é : " Qual o teor das represarias ? "

Preste atenção em quem tem palavras doces não com os que brigam e explodem , esses se mostram e logo sabemos com quem estamos lidando.


Finalmente pessoas que sofrem a ação de um Narcisista passam por um processo de desgaste muito grande e precisam de apoio psicológico e talvez psiquiátrico para se restabelecerem.


Esse é um tema delicado espero ter contribuído de alguma forma


Para mais informações entre em contato com:

Psicólogo Clínico Marco Adriano

WhatsApp 11 98687-1211






Comentários


Entre em contato

Possui alguma dúvida? Deseja marcar uma avaliação? Preencha o formulário abaixo

Título 6
Título 6
bottom of page